Conversas com Energia

No passado sábado, dia 17 de setembro de 2016, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos participou no evento Conversas com Energia.

Teve lugar no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2016, iniciativa da Câmara Municipal de Almada, com organização conjunta da Ageneal (Agência Municipal de Energia de Almada) e da Associação ZERO. Contou ainda com a participação da Renault.
Os oradores convidados – Paulo Umbelino (Caetano Formula) e Henrique Sánchez (UVE) – partilharam as experiências do ponto de vista do fabricante/vendedor e do ponto de vista dos utilizadores de carros eléctricos, sobre a mobilidade elétrica em Portugal.

O evento decorreu no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, tendo sido repartido em 2 partes:

Começou com uma visita guiada pelo à Casa Ecológica instalada naquele espaço. Abordaram-se os seguintes temas: poupança de energia, mobilidade quotidiana (transportes coletivos e modos suaves), energia e alterações climáticas, produção de eletricidade e poluição, jardins e hortas sustentáveis.

Em seguida realizou-se uma mesa redonda com a intervenção do Diretor-Geral do concessionário da Renault, Caetano Formula, Paulo Umbelino. Informou que em 2016, no 1º semestre, venderam-se 500 veículos 100% eléctricos em Portugal. No ano de 2017, o grupo espera vender aproximadamente 1000 veículos 100% elétricos.

O grupo acredita no futuro da mobilidade elétrica, tendo comunicado aos presentes que no “Mondial Auto 2016” em Paris será anunciada uma grande novidade na área dos veículos Zero Emissões.

img_1771No que respeita às vendas do modelo ligeiro de carga, Renault Kangoo ZE, as vendas subiram ligeiramente de 14 unidades em 2015 para 20 unidades em 2016.

O representante da Caetano Formula também informou que atualmente já existem centros de Assistência Renault ZE em: Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Funchal, e que em breve vão abrir 2 novos centros em Leiria e Alfragide. O crescimento da rede continuará a aumentar com o aumento de vendas de modelos 100% elétricos.

Ao longo da tarde foram surgindo diversas questões colocadas pelos presentes, onde se abordaram temas como o tipo de veículos elétricos, motos, ligeiros de mercadorias, pesados de passageiros e mercadorias e respetivos fabricantes.

Os fabricantes Salvador Caetano e Iveco foram largamente elogiados, porque são fabricantes que constroem veículos elétricos em Portugal, tendo a Salvador Caetano uma quota de mercado elevada ao nível mundial. img_1774A Salvador Caetano tem atualmente uma quota de mercado de 95%, no fabrico de autocarros elétricos para transporte de passageiros nos principais aeroportos de todo o mundo.

Foram ainda abordados exemplos reais de autocarros de passageiros 100% elétricos em funcionamento ao serviço das populações em várias cidades portuguesas como Almada (Flexibus Almada), Faro, Guimarães e Coimbra (Pantufinhas).

Houve ainda oportunidade para alguns dos utilizadores de veículos elétricos presentes explicarem as mudanças após a compra de um veículo elétrico e as vantagens da mobilidade elétrica.

Todos os presentes ficaram cientes que a mobilidade elétrica já existe, que nos próximos anos a evolução da tecnologia vai ser gigantesca, e que a taxa de penetração será igualmente elevada.

Deixe uma resposta