Este mês de maio de 2023 venderam-se 7.077 veículos elétricos de todas as categorias e tipologias, contabilizando a soma dos veículos elétricos novos (6.159) e dos importados usados (918). Pela segunda vez foram vendidos mais de 7.000 veículos elétricos num só mês.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_UVE-Vendas-Capa-scaled.jpg)
Maio foi o segundo melhor mês de 2023 nas vendas de veículos elétricos novos em Portugal com 5.954 Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) vendidos, sendo que 3.654 veículos foram 100% elétricos. Nestes primeiros cinco meses do ano já transcorridos se venderam 24.771 veículos elétricos novos em Portugal.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_00-1.png)
No final dos primeiros cinco meses do ano em curso venderam-se 15.085 veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) o que nos indica, claramente, que no fecho do ano de 2023 o número final de vendas de BEV será muito superior ao total de vendas do ano de 2022 que se cifrou nos 20.176 BEV vendidos. Continua a bom ritmo a eletrificação dos transportes rodoviários.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/08/05-2023_vendas-ve-V2_01.png)
No conjunto das vendas de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) o panorama é semelhante, com 24.771 veículos vendidos em apenas cinco meses de 2023 comparando com os 36.204 veículos vendidos na totalidade do ano de 2022.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/08/05-2023_vendas-ve-V2_03.png)
Neste gráfico podemos verificar como a diminuição das vendas de BEV em abril passado deveu-se, muito provavelmente, a uma diminuição da oferta de componentes eletrónicas e de baterias, situação que parece já ter sido ultrapassada neste mês de maio.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/08/05-2023_vendas-ve-V2_04.png)
Quota de mercado de Veículos Elétricos – Ligeiros de Passageiros
Em termos anuais, mais de 1 em cada 4 veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal foi um veículo elétrico (26,9%) sendo que em termos mensais a quota de mercado alcança os 28,8%, a caminho de uma percentagem muito interessante: 1/3 da totalidade das vendas de veículos ligeiros de passageiros novos, virem a ser de veículos elétricos. A variação homóloga das vendas de Veículos Elétricos, em maio, registou um crescimento de 124,9% e no total dos primeiros cinco meses do ano, esta variação homóloga apresentou um crescimento de 89,4%.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_07.png)
A consolidação da quota de mercado de Veículos Elétricos, apesar dos constrangimentos atuais, derivados ainda das interrupções de fornecimento de componentes eletrónicas provocada pela pandemia de covid-19 e atualmente provocados pelo desenvolvimento da guerra na Ucrânia, é um sinal da grande capacidade já instalada do fabrico destas componentes eletrónicas, e de que, quando a situação estiver normalizada, o desenvolvimento da mobilidade elétrica será ainda mais acelerado.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/08/05-2023_vendas-ve-V2_07.png)
No segmento dos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV), a variação homóloga regista um aumento de 76,5% este mês de maio, com a quota de mercado mensal a cifrar-se nos 11,5%. A variação homóloga anual regista um crescimento de 111% e a quota de mercado anual cifra-se nos 14,5%. Desde o início do ano que 1 em cada 7 veículos ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal já é um veículo 100% elétrico.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_08.png)
Variação de venda de Veículos Elétricos – Todas as categorias
Ao analisarmos todas as categorias das vendas de veículos novos em Portugal, as variações homólogas ainda são mais significativas devido à entrada no mercado português de uma cada vez maior oferta 100% elétrica de ligeiros de mercadorias e de pesados, principalmente de autocarros de passageiros. A variação nos BEV é a mais significativa com uma variação homóloga este mês de maio de 150,8%.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_12.png)
Quota de Mercado de Veículos por tipo de Energia
Este gráfico está cada vez mais verde, com a quota de mercado do conjunto dos Veículos Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles e os PHEV – Plug-In Electric Vehicles), Ligeiros de Passageiros, a atingir os 28,83%, quase triplicando a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo que registaram uma quota de 10,48% – uma trajetória sempre a descer, como aliás temos vindo a assinalar. A eletrificação dos transportes rodoviários continua a bom ritmo.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_17.png)
Venda de Veículos Elétricos Novos e Importados Usados
Na soma das vendas de veículos elétricos novos e de veículos elétricos importados usados, nas duas categorias de BEV e PHEV, já se venderam em Portugal, desde o início do ano em curso, 29.951 VE, um número muito interessante que tem um impacto muito positivo no aumento dos VE no parque circulante em Portugal.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_14.png)
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
A Tesla continua a ser a marca mais vendida em Portugal, quer nos veículos 100% elétricos (BEV), quer na soma dos veículos 100% elétricos e dos veículos híbridos plug-in (PHEV), na categoria ligeiros de passageiros.
Nos BEV a Tesla vendeu este mês de maio 867 unidades, completando o pódio a Peugeot com 358 e a Volkswagen com 316 viaturas vendidas. A BMW (192) e a Audi (175) ficaram na 4ª e 5ª posição não atingindo as 200 unidades vendidas. Continua a registar-se um grande vigor da marca Tesla, nas vendas dos seus veículos, no mercado português.
No conjunto das vendas dos BEV e dos PHEV, mais uma vez a Tesla, apesar de só vender veículos 100% elétricos, alcança, este mês de maio, de novo a liderança nas vendas com os já referidos 867 veículos vendidos. Nos lugares seguintes ficaram a BMW (742), Peugeot (610), Mercedes-Benz (576) e, ex aequo, a Volvo e a Volkswagen com 369 viaturas vendidas.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_01.png)
Na totalidade do ano já transcorrido e no segmento dos veículos 100% elétricos (BEV), a Tesla com 3.246 unidades entregues, consolida e aumenta a sua vantagem sobre a Volkswagen (1.111), a BMW (1.071), a Peugeot (1.027) e a Mercedes-Benz (806).
No conjunto dos BEV e dos PHEV a Tesla mantém o 1º lugar com 3.246 viaturas entregues, seguindo-se a BMW (3.045), a Mercedes-Benz (2.718), a Peugeot (1.989) e a Volvo (1.626). De realçar, novamente, que a Tesla apenas com oferta comercial 100% elétrica, mantém a liderança em relação a marcas com oferta conjunta de BEV e de PHEV, um claro sinal das preferências dos consumidores que optam cada vez mais por veículos 100% elétricos.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/06/05-2023_vendas-ve_02.png)
A eletrificação dos transportes rodoviários é, hoje em dia, uma realidade indesmentível.
Com a entrada no mercado português de veículos 100% elétricos com autonomias, ou alcance, cada vez maiores, superando atualmente os 400 km reais em média (existindo oferta já superior aos 600 km), com a entrada dos construtores chineses com uma oferta mais atrativa no preço (mantendo uma qualidade ao nível dos fabricantes europeus, japoneses, coreanos ou norte-americanos), com a entrada de cada vez mais modelos de ligeiros de mercadorias (fundamentais para as frotas das empresas) e com a expansão da Rede Pública de Carregamento e das diversas redes privadas que a complementam, a compra de um veículos 100% elétrico, é hoje, claramente, a opção mais acertada, quer para o bolso do utilizador, quer para a redução dos níveis de poluição ambiental e sonora nas grandes áreas metropolitanas, quer para o combate – absolutamente urgente e decisivo – às alterações climáticas e à necessidades de mitigar as suas desastrosas consequências para a vida dos seres humanos no Planeta Terra.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2021/09/deixe-os-fosseis-para-tras-1.jpg)
Artigo atualizado a 22/08/2023 devido a erro identificado nos dados fonte, referentes a dezembro de 2022.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/05/UVE_site_Separador_folhas-edited.jpg)
Artigos relacionados
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2021/06/UVE-Vendas-Capa-Separador-Portal-1024x538.jpg)
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2022/04/UVE-Peticao-2022-CAPA-V2_02-1024x537.jpg)
Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2019/08/UVE_site_Separador_folhas-1024x50.jpg)