Vendas de Veículos Elétricos em maio de 2023 mostram crescimento sustentado

Este mês de maio de 2023 venderam-se 7.077 veículos elétricos de todas as categorias e tipologias, contabilizando a soma dos veículos elétricos novos (6.159) e dos importados usados (918). Pela segunda vez foram vendidos mais de 7.000 veículos elétricos num só mês.


Maio foi o segundo melhor mês de 2023 nas vendas de veículos elétricos novos em Portugal com 5.954 Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) vendidos, sendo que 3.654 veículos foram 100% elétricos. Nestes primeiros cinco meses do ano já transcorridos se venderam 24.771 veículos elétricos novos em Portugal.

No final dos primeiros cinco meses do ano em curso venderam-se 15.085 veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) o que nos indica, claramente, que no fecho do ano de 2023 o número final de vendas de BEV será muito superior ao total de vendas do ano de 2022 que se cifrou nos 20.176 BEV vendidos. Continua a bom ritmo a eletrificação dos transportes rodoviários.

No conjunto das vendas de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) o panorama é semelhante, com 24.771 veículos vendidos em apenas cinco meses de 2023 comparando com os 36.204 veículos vendidos na totalidade do ano de 2022.

Neste gráfico podemos verificar como a diminuição das vendas de BEV em abril passado deveu-se, muito provavelmente, a uma diminuição da oferta de componentes eletrónicas e de baterias, situação que parece já ter sido ultrapassada neste mês de maio.


Quota de mercado de Veículos Elétricos – Ligeiros de Passageiros

Em termos anuais, mais de 1 em cada 4 veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal foi um veículo elétrico (26,9%) sendo que em termos mensais a quota de mercado alcança os 28,8%, a caminho de uma percentagem muito interessante: 1/3 da totalidade das vendas de veículos ligeiros de passageiros novos, virem a ser de veículos elétricos. A variação homóloga das vendas de Veículos Elétricos, em maio, registou um crescimento de 124,9% e no total dos primeiros cinco meses do ano, esta variação homóloga apresentou um crescimento de 89,4%.

A consolidação da quota de mercado de Veículos Elétricos, apesar dos constrangimentos atuais, derivados ainda das interrupções de fornecimento de componentes eletrónicas provocada pela pandemia de covid-19 e atualmente provocados pelo desenvolvimento da guerra na Ucrânia, é um sinal da grande capacidade já instalada do fabrico destas componentes eletrónicas, e de que, quando a situação estiver normalizada, o desenvolvimento da mobilidade elétrica será ainda mais acelerado.

No segmento dos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV), a variação homóloga regista um aumento de 76,5% este mês de maio, com a quota de mercado mensal a cifrar-se nos 11,5%. A variação homóloga anual regista um crescimento de 111% e a quota de mercado anual cifra-se nos 14,5%. Desde o início do ano que 1 em cada 7 veículos ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal já é um veículo 100% elétrico.


Variação de venda de Veículos Elétricos – Todas as categorias

Ao analisarmos todas as categorias das vendas de veículos novos em Portugal, as variações homólogas ainda são mais significativas devido à entrada no mercado português de uma cada vez maior oferta 100% elétrica de ligeiros de mercadorias e de pesados, principalmente de autocarros de passageiros. A variação nos BEV é a mais significativa com uma variação homóloga este mês de maio de 150,8%.


Quota de Mercado de Veículos por tipo de Energia 

Este gráfico está cada vez mais verde, com a quota de mercado do conjunto dos Veículos Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles e os PHEV – Plug-In Electric Vehicles), Ligeiros de Passageiros, a atingir os 28,83%, quase triplicando a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo que registaram uma quota de 10,48% – uma trajetória sempre a descer, como aliás temos vindo a assinalar. A eletrificação dos transportes rodoviários continua a bom ritmo.


Venda de Veículos Elétricos Novos e Importados Usados

Na soma das vendas de veículos elétricos novos e de veículos elétricos importados usados, nas duas categorias de BEV e PHEV, já se venderam em Portugal, desde o início do ano em curso, 29.951 VE, um número muito interessante que tem um impacto muito positivo no aumento dos VE no parque circulante em Portugal.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal

A Tesla continua a ser a marca mais vendida em Portugal, quer nos veículos 100% elétricos (BEV), quer na soma dos veículos 100% elétricos e dos veículos híbridos plug-in (PHEV), na categoria ligeiros de passageiros.

Nos BEV a Tesla vendeu este mês de maio 867 unidades, completando o pódio a Peugeot com 358 e a Volkswagen com 316 viaturas vendidas. A BMW (192) e a Audi (175) ficaram na 4ª e 5ª posição não atingindo as 200 unidades vendidas. Continua a registar-se um grande vigor da marca Tesla, nas vendas dos seus veículos, no mercado português.

No conjunto das vendas dos BEV e dos PHEV, mais uma vez a Tesla, apesar de só vender veículos 100% elétricos, alcança, este mês de maio, de novo a liderança nas vendas com os já referidos 867 veículos vendidos. Nos lugares seguintes ficaram a BMW (742), Peugeot (610), Mercedes-Benz (576) e, ex aequo, a Volvo e a Volkswagen com 369 viaturas vendidas.

Na totalidade do ano já transcorrido e no segmento dos veículos 100% elétricos (BEV), a Tesla com 3.246 unidades entregues, consolida e aumenta a sua vantagem sobre a Volkswagen (1.111), a BMW (1.071), a Peugeot (1.027) e a Mercedes-Benz (806).

No conjunto dos BEV e dos PHEV a Tesla mantém o 1º lugar com 3.246 viaturas entregues, seguindo-se a BMW (3.045), a Mercedes-Benz (2.718), a Peugeot (1.989) e a Volvo (1.626). De realçar, novamente, que a Tesla apenas com oferta comercial 100% elétrica, mantém a liderança em relação a marcas com oferta conjunta de BEV e de PHEV, um claro sinal das preferências dos consumidores que optam cada vez mais por veículos 100% elétricos.


A eletrificação dos transportes rodoviários é, hoje em dia, uma realidade indesmentível.

Com a entrada no mercado português de veículos 100% elétricos com autonomias, ou alcance, cada vez maiores, superando atualmente os 400 km reais em média (existindo oferta já superior aos 600 km), com a entrada dos construtores chineses com uma oferta mais atrativa no preço (mantendo uma qualidade ao nível dos fabricantes europeus, japoneses, coreanos ou norte-americanos), com a entrada de cada vez mais modelos de ligeiros de mercadorias (fundamentais para as frotas das empresas) e com a expansão da Rede Pública de Carregamento e das diversas redes privadas que a complementam, a compra de um veículos 100% elétrico, é hoje, claramente, a opção mais acertada, quer para o bolso do utilizador, quer para a redução dos níveis de poluição ambiental e sonora nas grandes áreas metropolitanas, quer para o combate – absolutamente urgente e decisivo – às alterações climáticas e à necessidades de mitigar as suas desastrosas consequências para a vida dos seres humanos no Planeta Terra.


Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!