Desde o início de 2023, foram vendidos mais veículos 100% elétricos que em todo o ano de 2022 e atingiram um novo recorde de quota de mercado em Portugal, em julho de 2023

No mês de julho de 2023, a quota de mercado de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), na categoria de ligeiros de passageiros, atingiu um novo recorde, com o valor de 32,6%! Adicionalmente, de janeiro a julho de 2023, foram vendidos, pelos Representantes Oficiais das Marcas (ROM), 36.380 veículos elétricos (BEV e PHEV), em todas as categorias de veículos, um valor que ultrapassa o total de todo o ano de 2022 (36.258).


Considerando todas as categorias de veículos, em julho de 2023 venderam-se 5.417 veículos elétricos (BEV e PHEV), dos quais 2.949 são veículos 100% elétricos (BEV) e 2.468 são veículos híbridos plug-in (PHEV).

Embora seja o quarto mês com maior número de vendas em 2023 (dos sete meses decorridos este ano), julho assinala a anunciada superação do total de veículos 100% elétricos em todo o ano de 2022. De janeiro a julho de 2023 foram vendidos 21.684 veículos 100% elétricos de todas as categorias, enquanto em todo o ano de 2022 o total de vendas foi de 20.230.

No conjunto de BEV e PHEV, o total do ano passado também foi ultrapassado em julho de 2023, com 36.380 veículos face aos 36.258 veículos vendidos em 2022. Aliás, somente no caso dos híbridos plug-in, o total de 2022 não foi ultrapassado, com 14.696 veículos PHEV vendidos desde o início de 2023, face aos 16.028 de todo o ano de 2022. Isto prova novamente que, perante a escolha de um veículo mais eficiente, os utilizadores passaram a preferir os veículos 100% elétricos ao invés dos veículos híbridos plug-in (em tempos a motorização mais vendida entre os veículos elétricos), que apresentam valores de operação superiores e mantêm os custos e inconveniente das manutenções de um veículo a combustão interna. Adicionalmente, há um argumento indiscutível: os veículos 100% elétricos são inequivocamente mais eficientes face aos híbridos plug-in.

Desta forma, não é surpreendente que as vendas de veículos híbridos plug-in se mantenham abaixo da dos veículos 100% elétricos.


No mercado de venda de veículos ligeiros de passageiros, os veículos com motor de combustão interna apresentam uma variação homóloga de -11,5%. Uma quebra de vendas que beneficia claramente a quota de mercado dos veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), que atingiram 32,6% no mês de julho e 27,6% desde o início do ano de 2023.

Isto significa que um em cada três veículos ligeiros de passageiros vendidos já é elétrico! É a primeira vez que isso se verifica em Portugal, pois foi atingida a fasquia dos 33% de quota mensal. Em termos de variação homóloga, julho é o terceiro melhor mês, com um valor de 108,6%.

Do ponto de vista das vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, julho registou uma variação homóloga de 113,3%, com 2.677 unidades vendidas. Esta marca corresponde à maior quota mensal de 2023, com o valor de 17,0%. Ou seja, na classe dos veículos ligeiros de passageiros, um em cada seis já é 100% elétrico!


A análise das vendas em todas as categorias de veículos continua muito positiva e julho registou 105,4% de variação homóloga. Em resumo, os veículos elétricos continuam a duplicar as vendas do ano anterior e continuam a ser uma opção para cada vez mais segmentos de atividade, quer seja o transporte de passageiros, quer seja o transporte de mercadorias.


Os veículos elétricos estão cada vez mais perto de serem a motorização predominante nas vendas de veículos ligeiros de passageiros em Portugal. Em julho, os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in ficaram somente a 2,64% dos veículos com motor a gasolina e ultrapassaram (mais uma vez) os veículos com motor a gasóleo, que já representam pouco mais de 10% das vendas.

Aliás, os veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, superaram todas as restantes motorizações, à exceção apenas dos veículos a gasolina.


Após o mês de junho ter sido o mês com mais vendas de veículos elétricos veículos novos e importados usados, em todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, o mês de julho registou uma ligeira diminuição com 6.597 veículos novos e importados.
Em termos globais de 2023, atingiram-se 43.864 veículos elétricos novos e importados usados.


Quanto às marcas mais vendidas de veículos ligeiros de passageiros, 100% Elétricos, sem surpresas, a Tesla mantém a liderança, com 496 veículos vendidos no mês de julho, seguida da Peugeot, BMW, Volkswagen e Audi nos restantes lugares do top 5. No caso dos veículos híbridos plug-in, o top 3 é consecutivamente ocupado pelas três marcas que oferecem mais modelos desta motorização, são elas, a BMW, Volvo e Mercedes-Benz, contudo, quando analisamos o total de vendas mensais – em que são considerados os veículos 100% e híbridos plug-in – a Tesla acaba por frequentemente estar presente no top 3 de vendas, mesmo sendo uma marca que comercializa veículos exclusivamente 100% elétricos.

O resultado dos top 5 do mês de julho, é replicado mesmo quando consideramos o total desde o início do ano 2023, ou seja, a Tesla lidera o top de veículos 100% elétricos e mesmo na totalidade de vendas de BEV e PHEV, mantêm-se no top 3 de vendas, mesmo de quando a totalidade das suas vendas de veículos sejam 100% elétricos.


O segundo semestre de 2023 iniciou-se com o alcance de duas marcas surpreendentes:

  • recorde na venda da categoria de ligeiros de passageiros, com 33% da quota nacional; 
  • recorde na venda em todas as categorias de veículos, pelos Representantes Oficiais das Marcas (ROM) -, com 36.380 veículos.

Numa época em que a produção fotovoltaica em Portugal atinge valores de 25% da produção de energia é, de facto, muito importante a soma destas notícias. A mobilidade elétrica, em conjunto com o aumento da produção de energia de origem renovável permitem percorrer o caminho da descarbonização rumo aos objetivos propostos para Portugal e Europa.
O Futuro é Hoje!
O Futuro é Elétrico!

Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!