Mobilidade Elétrica muito para além dos ligeiros de passageiros

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 69 da revista Blueauto de julho de 2023, sobre eletrificação da totalidade da frota de pesados de passageiros ao serviço da TREVO – Transportes Rodoviários de Évora.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Quando se fala de Mobilidade Elétrica imediatamente pensamos nos automóveis ligeiros de passageiros – os carros elétricos –, no entanto, o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica vai muito para além do automóvel particular ligeiro de passageiros.

Em junho, aquando da realização do Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2023, que decorreu em Évora, esteve em exposição um autocarro 100% elétrico pertencente à frota da TREVO – Transportes Rodoviários de Évora, que eletrificou a totalidade da sua frota com autocarros 100% elétricos do fabricante chinês Zhong Tong.

Apresentação Pública do primeiro autocarro 100% elétrico da TREVO durante o ENVE 2023 em Évora


Évora será, assim, a primeira cidade de Portugal a ter a totalidade dos autocarros da sua rede de transportes públicos coletivos de passageiros totalmente elétrica.

Um aplauso e que o exemplo frutifique e se multiplique por todo o país.

A frota da TREVO é constituída por 23 autocarros 100% elétricos de duas tipologias diferentes, sendo 14 mini autocarros, fabricados na China, mas com diversa incorporação de componentes europeias conforme as exigências da entidade compradora.

Devido ao preço mais elevado destes autocarros elétricos em relação aos autocarros a gasóleo, esta transição só é possível com uma forte componente de incentivos à sua aquisição.

Quando a Câmara Municipal de Évora abriu o concurso para a nova concessão – por 10 anos –, para os Transportes Rodoviários de Évora, impôs como requisito mínimo que dos 23 autocarros pelo menos 4 fossem 100% eléctricos. A TREVO, do Grupo Barraqueiro, preparou uma candidatura que incluía 5 autocarros elétricos.

Surgiu então a possibilidade de, recorrendo aos fundos europeus canalizados através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), apresentar uma candidatura, absolutamente inédita em Portugal, de que toda a frota, os tais 23 autocarros, fosse constituída por autocarros 100% elétricos, assim como a aquisição de 26 carregadores super-rápidos, 24 instalados na Central de Camionagem de Évora e mais 2 nas oficinas da própria TREVO.

O POSEUR subsidiou a fundo perdido 60% do valor de aquisição da cada um dos autocarros elétricos e 100% do valor de cada um dos carregadores super-rápidos, da marca Siemens. Sem este apoio não teria sido possível a realização desta transformação da totalidade de uma frota de autocarros a gasóleo altamente poluente e barulhenta, quer ambiental eliminando a emissão de quaisquer gases com efeito de estufa (GEE) localmente, quer sonora eliminando ruídos e vibrações. Declarações dos próprios motoristas referem a comodidade, a simplicidade e a eliminação das vibrações nestes autocarros elétricos, proporcionando uma jornada de trabalho menos desgastante.

Autocarros 100% elétricos da TREVO em serviço ocasional para a Feira de São João


A apresentação pública da totalidade da nova frota da TREVO ocorreu também em junho, na Central de Camionagem de Évora, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, do Ministro da Ambiente e da Ação Climática, do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, dos responsáveis do Grupo Barraqueiro e da concessionária TREVO, do importador e representante da Zhong Tong em Portugal, da Direção do POSEUR e da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.


Os carregadores super-rápidos têm capacidade para recarregar totalmente as baterias destes autocarros em pouco mais de três horas, o que em autocarros com uma autonomia de 350 km para carreiras que variam, na totalidade do seu percurso diário, entre pouco mais de 100 km e os 295 km, faz com que a operação destes autocarros nestes percursos seja de fácil implementação.

Cada motorista ao finalizar o seu turno de trabalho estaciona o autocarro elétrico num dos lugares adstritos na Central de Camionagem – cada um destes lugares possui 1 carregador super-rápido – coloca o autocarro elétrico a carregar, terminando a sua jornada de trabalho e regressando a sua casa. No início da operação diária o motorista que inicia a carreira apenas tem de desligar o cabo do autocarro e iniciar a sua jornada de trabalho com a certeza que tem energia para todo o dia de trabalho.

De referir ainda que estes novos autocarros elétricos possuem um sistema de bilhética totalmente inovador que permitirá aos seus utilizadores adquirirem o seu bilhete através de um telemóvel (smartphone) ou de um relógio (smartwatch), além de todos os outros meios de pagamento mais comuns atualmente, bilhete físico, passe mensal, etc.


Este é o melhor exemplo de como é possível reduzir a poluição ambiental e sonora nos centros urbanos, melhorar significativamente a mobilidade dentro da própria cidade ao oferecer meios alternativos de transporte para os utilizadores do transporte individual e particular, e, Évora tem especiais responsabilidades ao possuir um património único reconhecido como Património Mundial Unesco desde 1986.

A totalidade destes novos autocarros 100% elétricos da TREVO entrarão ao serviço no próximo dia 1 de agosto, tornando assim Évora uma cidade ainda mais sustentável e atraente para ser visitada.

É a Mobilidade Elétrica!

Parabéns a Évora, parabéns à TREVO, pela inovação e sustentabilidade.

Não existe Planeta B!

Lisboa, 2 de julho de 2023
Henrique Sánchez

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 69

Artigos relacionados


Incentivos à Aquisição de um Veículo Elétrico. Sim ou Não? Eis a questão!

Artigo publicado na revista Blueauto nº 68, de junho de 2023.


Quanto custa percorrer 100 km com um veículo 100% elétrico?

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos criou um modelo de análise do custo para percorrer 100 km, entre os parâmetros analisados encontram-se os valores dos vários tipos de postos de carregamento em Portugal (na Rede Pública), carregamento em casa/condomínio (tarifa de eletricidade simples e bi-horária), tal como o consumo real dos vários modelos de veículos automóveis 100% elétricos em circulação em Portugal.