Novos recordes de vendas de veículos elétricos em junho e no 1º semestre de 2023

No primeiro semestre de 2023, verificaram-se vários recordes de vendas, contudo, o mês de junho é o mês que detêm o recorde atual de vendas de veículos elétricos (considerando os veículos 100% elétricos ou BEV – Battery Electric Vehicles e os veículos híbridos plug-in ou PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), com 7.316 veículos novos e importados usados matriculados num só mês, dos quais 6.192 são veículos elétricos novos (segundo os ROM – Representantes Oficiais das Marcas) – ambos os valores são os mais altos até à data. O 1º semestre de 2023 fechou com 37.267 veículos elétricos vendidos em Portugal, dos quais 30.963 são veículos elétricos novos.


No mês de junho venderam-se 3.650 veículos 100% elétricos (BEV) e 2.542 veículos híbridos plug-in (BEV), no acumulado de BEV e PHEV as vendas chegaram aos 6.192 veículos vendidos em Portugal num só mês. As vendas de veículos elétricos novos em Portugal, desde o início do ano, já ultrapassam as 30.000 unidades (com 30.963 veículos novos vendidos).

O crescimento exponencial do número de veículos 100% elétricos vendidos em Portugal, é deveras impressionante! Se compararmos o total de vendas no primeiro semestre de 2023 (18.735) esse valor é mais do dobro do total de vendas de 2020 (8.137) e ultrapassa largamente o total de 2021 (14.057), inclusive, estamos a menos de 1.500 unidades de ultrapassar o total do ano passado (20.176).

No acumulado de BEV e PHEV, verifica-se um crescimento muito acentuado, mas com o abrandamento das vendas de veículos PHEV nos últimos meses, que não replica totalmente o impacto impressionante do crescimento de vendas de veículos 100% elétricos como referido. Naturalmente, é importante assinalar que em todo o ano de 2021, foram vendidos 29.724 veículos elétricos (BEV e PHEV), contudo, um ano e meio depois, esse valor é ultrapassado em apenas seis meses.

Em virtude da maior e mais diversificada oferta de veículos 100% elétricos, com autonomias cada vez mais de acordo com as necessidades dos utilizadores, com possibilidade de carregamento rápido a maiores potências, a preços que vão, embora lentamente, diminuindo a diferença em relação aos equivalentes com motores térmicos e com a expansão, muito significativa, da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos, as vendas veículos dos 100% elétricos impõem-se às vendas dos híbridos plug-in.


Quota de mercado de Veículos Elétricos – Ligeiros de Passageiros

Analisando apenas os veículos ligeiros de passageiros e ambas as categorias – BEV e PHEV – a variação homóloga em junho de 2023 representou um crescimento de 104,2%, enquanto para o 1º semestre de 2023 esta variação homóloga representou um crescimento de 92,2%. As quotas de mercado do conjunto dos veículos elétricos, quer a mensal, quer a anual, cifraram-se nos 26,8%. Em cada 4 novos veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal, mais do que 1 já é um veículo elétrico.

Num momento de recuperação das vendas de todo o sector automóvel é muito significativo que a quota de mercado dos veículos elétricos apresente um registo de crescimento consolidado.

Quanto aos veículos 100% elétricos (BEV) a variação homóloga em junho deste ano representou um crescimento de 99,1%, praticamente duplicando o número de unidades vendidas, e, neste semestre a variação homóloga representa um crescimento de 108,5%. A quota de mercado mensal atingiu os 15,1% e a quota anual cifrou-se nos 14,6%. Em ambos os casos temos que 1 em cada 7 viaturas vendidas, ligeiros de passageiros, é um veículo 100% elétrico (BEV).


Variação de vendas de Veículos 100% Elétricos – Todas as categorias

Se analisarmos todas as categorias de veículos comercializados em Portugal, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias, registamos variações homólogas muito semelhantes. Em junho de 2023 com a venda de 3.650 unidades a variação homóloga representa um crescimento de 100,7%, praticamente duplicando o número de BEV vendidos em junho deste ano.


Quotas de Mercado por Tipo de Energia

Em junho, as vendas de veículos com motor de combustão interna a gasóleo são ultrapassadas novamente pelos veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV) – pelo quinto mês consecutivo (desde fevereiro deste ano) – e pelos veículos híbridos plug-in (PHEV) – pelo terceiro mês consecutivo (desde abril deste ano). 

No mês de junho, os veículos BEV representaram 15,10% das vendas e os veículos PHEV 11,68%, face aos 10,98% dos veículos com motor de combustão interna a gasóleo (sendo até mesmo ultrapassados pelos veículos HEV, com 12,87%), o que mostra claramente que a venda de veículos com motorizações mais poluentes continuem e descer, até acabarem por completo, em consequência das restrições impostas pela União Europeia no quadro do combate às alterações climáticas – contudo, este abandono das motorizações mais poluentes deve ser mais agilizado por via de incentivos de abate dos veículos com motor de combustão interna, atualmente em circulação, aquando da aquisição de veículos 100% elétricos – como acontece, por exemplo, no Incentivo de aquisição de táxis 100% elétricos e nos Incentivos Financeiros na aquisição de veículos elétricos e pontos de carregamento do Governo dos Açores. A eletrificação dos transportes está em curso, a bom ritmo, mas podemos fazer melhor!


Vendas de Veículos Elétricos Novos e Importados Usados

O mês de junho de 2023 assinala um novo recorde de venda de veículos elétricos num só mês, com 7.316 veículos novos e importados usados, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, a serem matriculados em Portugal por Representantes Oficiais das Marcas (ROM) e Representantes Não Oficiais das Marcas (NROM). A título de curiosidade, em 2019, foram vendidos, em todo o ano, 14.375 veículos elétricos novos (ROM e NROM), agora, três anos e meio depois, num só mês, são matriculados mais de metade dos veículos vendidos nesse ano inteiro.

O parque presumivelmente em circulação (com base na última publicação por parte do IMT referente a 2021 e adicionando os valores das vendas desde então) é de 166.919 veículos elétricos (BEV e PHEV) de todas as categorias, considerando veículos novos e importados usados – valor que se aproxima rapidamente dos 200.000 veículos, que muito provavelmente será alcançado até ao final deste ano, com base na tendência crescente dos valores de vendas de veículos elétricos. Segundo a publicação suprarreferida por parte do IMT, referente ao ano de 2021, encontravam-se matriculados em Portugal 83.299 veículos elétricos (BEV e PHEV) de todas as categorias, dois anos mais tarde, é provável que esse valor mais que duplique!


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

A Tesla continua a impor-se como a marca que mais vende veículos 100% elétricos (BEV) em Portugal. Este mês de junho voltou a ultrapassar as 800 unidades tendo vendido 862 viaturas, muito à frente da Peugeot (319), da Mercedes-Benz (281) e da BMW (241) que em conjunto venderam menos que a Tesla. No conjunto das duas tipologias (BEV e PHEV) o panorama é o mesmo, a Tesla está em 1º lugar na venda de veículos elétricos.

Neste 1º trimestre de 2023 a Tesla mantém a liderança nas vendas de ligeiros de passageiros 100% elétricos com 4.108 unidades vendidas, muito à frente dos seus diretos concorrentes, a Volkswagen (1.349), a Peugeot (1.346), a BMW (1.312) e a Mercedes Benz (1.087). Também no conjunto dos veículos elétricos (BEV e PHEV) a Tesla mantém a liderança, com as 4.108 viaturas vendidas, apesar de como sabemos apenas comercializar veículos 100% elétricos. Nos lugares imediatos temos a BMW (3.867), a Mercedes Benz (3.425), a Peugeot (2.489) e a Volvo (1.989), marcas que vendem os dois tipos de veículos elétricos (BEV e PHEV).


Portugal mantém-se assim num lugar de destaque na venda de veículos elétricos em todo o Mundo, com uma quota de mercado já muito significativa, como está referido no texto.

De destacar que em abril a China registou 35% de quota de mercado, mais de 1/3 de todos os veículos vendidos na China em abril de 2023 foram veículos elétricos, BEV e PHEV, sendo que 24% é a quota de mercado nos veículos 100% elétricos, quase 1/4.

Metade dos veículos elétricos vendidos em todo o Mundo são vendidos na China, o que faz da China o grande motor para a eletrificação da mobilidade rodoviária mundial.

Face ao  constante agravamento das consequências e dos impactos, em todas as regiões do planeta, das alterações climáticas e ao constante apelo de cientistas para que seja reduzido, até à sua urgente eliminação, o consumo de combustíveis fósseis em todo o planeta, cabe-nos, a todos, como cidadãos deste planeta, a nossa casa como espécie, participar neste imperioso movimento de substituição da fonte principal de energia, das sociedades atuais, dos combustíveis fósseis para a eletricidade e dentro desta para as formas de produção renovável da eletricidade.

Vamos a isso, o futuro de todos e das gerações mais novas depende das ações que hoje praticamos.

Não existe Planeta B, o problema não é o futuro do nosso planeta, ele por cá ficará, nós é que poderemos deixar de ter as condições para nele continuarmos a viver.


Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!