“Parabéns! Comprou um Veículo Elétrico. E agora?”, UVE e EDP lançam Manual para simplificar a Mobilidade Elétrica para os novos Utilizadores

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 61 da revista Blueauto de novembro de 2022, sobre o lançamento do Manual da Mobilidade Elétrica pela UVE e EDP.


Henrique Sánchez
Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


No âmbito da 5ª edição do Portugal Mobi Summit 2022, que teve lugar na Nova SBE em Carcavelos, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e a EDP lançaram aquele que é considerado como o manual de instruções para os novos – e os atuais – utilizadores de Veículos Elétricos.
Desde a sua fundação, em 2015, que a UVE recebe diariamente várias questões dos atuais e futuros utilizadores de Veículos Elétricos, como tal, foi possível reunir as questões mais comuns e os mitos que prevalecem entre os utilizadores de Veículos 100% Elétricos ou híbridos plug-in. A par das várias iniciativas desenvolvidas nos últimos anos, para ajudar a esclarecer os utilizadores, a UVE e a EDP uniram esforços para criar um suporte simples e intuitivo – a ser distribuído gratuitamente aos utilizadores de veículos elétricos – que sirva como um guia de acesso rápido para quando surgir alguma dúvida na utilização de um veículo elétrico.

Guia para utilizadores de veículos elétricos, ajuda a compreender diferenças na autonomia e carregamento, assim como outras informações relevantes.

Em 32 páginas, este manual aborda as especificidades de carregamento de um Veículo Elétrico – uma realidade distinta de abastecer um veículo com motor de combustão interna – mas que é cada vez mais rápida, completa e cómoda.

A UVE fará a distribuição do Manual da Mobilidade Elétrica junto dos diversos concessionários e comercializadores de Veículos Elétricos – para que seja entregue em conjunto com o Veículo Elétrico, de forma que o utilizador possa utilizá-lo da maneira mais eficiente – ou em eventos onde a UVE estiver presente, tal como se encontra disponível para levantamento diretamente na sede da UVE em Lisboa.

Ao longo de oito capítulos, são também elencadas as diferenças no carregamento público, privado ou em nossas casas, explicadas as diferentes autonomias disponíveis no mercado, as melhores práticas para prolongar a vida das baterias e como tornar a condução de um Veículo Elétrico ainda mais eficiente. Neste Manual da Mobilidade Elétrica estão também dicas sobre as funcionalidades digitais que podem simplificar a vida dos utilizadores.


Apresentação e Lançamento do Manual da Mobilidade Elétrica no Portugal Mobi Summit 2022 em Carcavelos

Após meses de desenvolvimento do Manual da Mobilidade Elétrica, a UVE e a EDP escolheram o Portugal Mobi Summit 2022 para proceder à sua divulgação. Exemplares do Manual foram distribuídos no evento e em vários eventos onde a UVE e a EDP estiveram presentes desde então, para que seja acessível ao maior número de utilizadores de Veículos Elétricos.

Na foto: Henrique Sánchez, Presidente da UVE e Gonçalo Castelo Branco, Diretor de Mobilidade Inteligente da EDP, no Portugal Mobi Summit 2022


Para a UVE, este Manual da Mobilidade Elétrica condensa em si toda a informação necessária para que os utilizadores – atuais e futuros – de um Veículo Elétrico estejam em posse de toda a informação, de uma forma sistematizada, para simplificar a sua utilização diária, através de um conjunto de conteúdos sobre os diferentes Veículos Elétricos, as suas diferentes formas de carregamento, em suma, para tornar a condução de um Veículo Elétrico, mais simples, mais agradável, mais ecológica, mais eficiente e muito mais económica, do que seria a utilização de um veículo com motor de combustão interna.

Aceda à versão digital do Manual da Mobilidade Elétrica


Nesta edição da Revista Blueauto, destacamos ainda a importante mensagem na nota Editorial sobre a inevitabilidade da transição para os veículos elétricos, mesmo contra as vozes dissidentes.

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 61

Artigos relacionados


A UVE na Semana Europeia da Mobilidade 2022

Artigo publicado na revista Blueauto nº 60, de outubro de 2022.


Acelerar a eletrificação dos transportes rodoviários

Artigo publicado na revista Blueauto nº 59, de setembro de 2022.