Vitória dos Utilizadores de Veículos Elétricos!

Comunicado UVE n.º 7/2021, sobre a decisão do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) que anula o aumento das tarifas da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), decidido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta decisão representa uma vitória para os Utilizadores de Veículos Elétricos.

Comunicado n.º 7 / 2021 – UVE

Vitória dos Utilizadores de Veículos Elétricos!

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), através do Despacho n.º 12854-H/2021, anula o aumento das tarifas da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) – atualmente a Mobi.E –, decidido de uma forma inopinada e contra corrente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), para entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2022.
Muito se irá falar, quer sobre os aumentos destas tarifas, oportunamente denunciados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), quer sobre a sua anulação, agora decidida, e bem, pelo MAAC, através da utilização de fundos do Fundo Ambiental (FA), provenientes das taxas de carbono pagas pelos poluidores, aplicando, na prática, o princípio do poluidor-pagador.

A UVE saúda esta resolução, que só foi possível devido à pronta reação e exigência da anulação de tal decisão! Algo que fez denunciando este ataque aos Utilizadores de Veículos Elétricos através de um comunicado e solicitando, de imediato, reuniões com caráter urgente à ERSE – entidade responsável pela decisão –, para saber quais os fundamentos de uma decisão tão incongruente e à Tutela da Mobilidade Elétrica em Portugal, para propor medidas que anulassem o impacto desta decisão por parte da ERSE.

Quais os ensinamentos que podemos e devemos retirar desta sucessão de acontecimentos?

  • É uma vitória dos Utilizadores de Veículos Elétricos;
  • É uma vitória do associativismo e da intervenção da sociedade civil;
  • É uma vitória da UVE e dos seus Associados que, de uma forma serena, mas firme, denunciaram o anacronismo e fizeram-no com fundamentos e propostas concretas para reverter, na prática, os aumentos das tarifas da EGME;
  • É uma vitória do bom senso;
  • É uma vitória da Mobilidade Elétrica em Portugal.

O ano de 2021 termina assim com um conjunto de sinais muito positivos e “limpo” desta mancha que seria o aumento das tarifas da EGME para os Utilizadores de Veículos Elétricos:

  • Bateram-se todos os recordes de vendas de Veículos Elétricos em Portugal;
  • Em novembro venderam-se mais automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos do que automóveis ligeiros de passageiros a gasóleo;
  • Portugal é o 8.° país do Mundo por quota de mercado de vendas de Veículos Elétricos;
  • A Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos quase que duplicou;
  • Aumentaram as Redes Privadas de Carregamento de Veículos Elétricos, onde ainda existem alguns constrangimentos, mas também aí a UVE tem trabalhado ativamente com todos os intervenientes do setor, propondo soluções para o seu rápido desbloqueamento;
  • Surgiram as primeiras Estações de Carregamento com múltiplos carregadores na Rede Pública (Lisboa, Sintra, Leiria), com capacidade para o carregamento simultâneo de 8 a 18 Veículos Elétricos. Coimbra será a próxima localidade a receber um HUB do género;
  • Portugal está em 4.° lugar na Europa no número de carregadores por 100 km de estradas e autoestradas.

Vamos então começar mais um ano, com enormes perspetivas de um enorme desenvolvimento da Mobilidade Elétrica em Portugal.

A todos os nossos Associados um agradecimento pela forma como foram interagindo com a sua Associação, avançando propostas e apoiando as decisões que o seu Conselho Diretivo foi tomando e divulgando.

Para continuarmos a exercer mais forças positivas necessitaremos de maior apoio. Quantos mais Associados a UVE tiver, mais forte e mais incisiva poderemos ser na defesa intransigente dos Utilizadores de Veículos Elétricos e na promoção da Mobilidade Elétrica em Portugal.

Pela eletrificação dos transportes.

Pela transição energética.

Pela descarbonização da economia.

Por um combate real e efetivo às alterações climáticas.

Votos de um Ano Novo de 2022 pleno de opções sustentáveis.

Lisboa, 31 de dezembro de 2021

Artigos relacionados


Forte e Injustificado Ataque aos Utilizadores da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos

Comunicado UVE n.º 6/2021, sobre o aumento de 79% das tarifas da EGME para vigorarem em 2022, conforme divulgado pela ERSE.


Comunicado nº 1/2021 | Tarifas e Proveitos da EGME

Comunicado do Conselho Diretivo da UVE sobre a recente publicação por parte da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) relativamente às tarifas a pagar pelos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e Operadores dos Pontos de Carregamento (OPC) à Mobi.E a partir de 1 de maio de 2021.