


Kia on Tour Celebrities – Test Drive Henrique Sánchez
Ecokart Portugal nas 24 Horas da Batalha – Um Marco na Mobilidade Verde em Portugal
Artigo publicado em Linked in
“Pode soar imodesto, bem sei. Mas foi nesse clima de celebração que o Team Ecokart 24h e o nosso EcoKart G1 cortaram a linha de meta da mais reconhecida prova portuguesa de endurance em karting, as 24 Horas da Batalha, na internacional pista Euroindy.
Mesmo sendo uma participação extra-classificação, já que se tratava do único kart elétrico presente, as mais de 300 voltas efectuadas e os tempos por volta atingidos não deixaram ninguém indiferente. Conseguiu-se, assim, alcançar todos os objectivos que pautaram esta acção:
. Provar, sobretudo aos amantes dos desportos motorizados, que há alternativas não poluentes para o futuro;
. Demonstrar que já há em Portugal quem esteja a investir na evolução racional da mobilidade, de poluente para verde;
. Efectuar um teste de esforço do projecto Ecokart G1, o protótipo da primeira frota portuguesa de karts eléctricos;
Apenas as cerca de três dezenas de pilotos estrangeiros presentes não ficaram tão surpreendidos com esta participação. Afinal, em França ou Itália, de onde vinha a maioria, já há muito que se constroem e se corre com karts elétricos. A Ecokart Portugal posiciona-se agora como uma alternativa ‘Made in Portugal’. Já era tempo.
Ecokart G1 – Um Kart ‘à medida’
O que nos importa é o ambiente. Mas ecologia à parte, o conceito Ecokart tem inúmeras outras vantagens e inovações. Por exemplo, para esta prova programámos a telemetria do G1 para igualar as prestações dos karts de 270cc que iriam correr na prova. Teria sido muito fácil, à custa da autonomia, termos tornado o Ecokart mais rápido. Ou, até, utilizar um ‘boost’ para ultrapassagens e voltas mais rápidas.
Mas o intuito era demonstrar também a versatilidade do conceito eléctrico, em que o mesmo kart pode, na realidade, ser vários karts, com ajustes a qualquer momento, à medida do evento e/ou do utilizador. O que virá a ser muito útil nos eventos sociais de sensibilização para uma mobilidade mais verde, como também na fase de comercialização para kartódromos indoor, os primeiros que terão obrigatoriamente de reciclar a sua frota.
A Box mais visitada e animada
Durante todo o fim-de-semana, a box da Ecokart Portugal foi a que mais curiosidade suscitou aos presentes. De pilotos a proprietários de kartódromos, de curiosos a profissionais, muitos quiseram saber mais sobre este projecto. E a diversidade de perfil dos nossos pilotos ajudou: um piloto de fim-de-semana, um jovem piloto de karting, um ex-piloto de ralis e velocidade, o mentor do projecto e um bem conhecido actor. Cada um com a sua postura e conhecimentos, os seus testemunhos e abordagem individuais sobre esta experiência eram variados, mesmo se unânimes num ponto: este é o futuro!
Fica o sentido agradecimento a quem possibilitou esta primeira aventura: António Pragosa, proprietário da Euroindy, parceira da Ecokart Portugal, e a toda a sua equipa; Pedro Carvalho, o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do G1 e dos próximos Ecokarts; e aos fantásticos apoios do Mosteiro do Leitão, do Hotel Villa Batalha, das Lojas O Frade e das nossas parceiras Verde Movimento e Choice;
Aqui há mais imagens.”

A primeira estrada elétrica do mundo
Fã da seleção portuguesa está a caminho de França num carro elétrico

A viagem já teve o primeiro percalço: a indisponibilidade do posto de carga rápida que estava previsto utilizar na primeira paragem em Espanha (Sevilha). Segundo o condutor do Tesla, não foi possível encontrar uma forma de carregamento rápida ou semirrápida na primeira noite, já que até os bombeiros locais terão negado a utilização de uma tomada trifásica.
O carro acabou ligado a uma tomada comum no hotel durante a noite, o que para a bateria de 90 kWh que equipa o Model S P90D é muito pouco. Graças à disponibilidade de um stand da Renault, que deixou o português usar um carregador de 22 kWh esta manhã, ainda há esperança de chegar ao destino a tempo do jogo. Isto se não sucederem outros imprevistos.
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Notícia: ExameInformática |
Renault Zoe foi o VE mais vendido no mês de Maio em Portugal

O mês de maio de 2016 registou 140 unidades vendidas de veículos elétricos em Portugal, um aumento de 51% em relação ao mesmo mês de 2015.
Em termos acumulados, desde o início do ano, o Nissan Leaf foi destronado pelo Mitsubishi Outlander PHEV.
Os seis modelos mais vendidos, durante o mês de maio, foram:
- Renault Zoe, 29
- Mitsubishi Outlander PHEV, 28
- Volvo V60 Plug-In, 20
- Mercedes C350e, 13
- Nissan Leaf, 11
- BMW i3, 10
- Mitsubishi Outlander PHEV, 128
- Nissan Leaf, 124
- Mercedes C350e, 110
- BMW i3, 77
- Volvo V60 Plug-In, 66
- Renault Zoe, 60
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Notícia EV Sales: Portugal |
Concorrentes do 80edays agradecem aos Portugueses
Portugal quer liderar nos drones e nos veículos autónomos
Primeira task force do programa Startup Portugal, lançado esta segunda-feira, será a dos carros autónomos
“O nosso objetivo é muito simples. Queremos ser líderes nos veículos autónomos, como fomos em veículos elétricos!”.
Quem o garante é o secretário de Estado da Indústria. E como pretende João Vasconcelos chegar lá? Criando um ambiente propício do ponto de vista legislativo e regulamentar que permita captar investimento nesta área para Portugal. Hoje mesmo, no lançamento do Programa Startup Portugal, será anunciada a criação de uma task force para a produção de toda essa legislação até ao final do ano. “Quero ter a regulamentação mais avançada nessa matéria e, assim, atrair centros de investigação, startups, fornecedores de tecnologia, fabricantes, etc”, diz João Vasconcelos.
Em causa está, por exemplo, alterar a lei de modo a permitir a realização de testes de veículos autónomos em estrada. O que, em toda a Europa, só é ainda permitindo em alguns bairros de Londres.
A task force de carros autónomos e de drones será coordenada pelo Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), liderado por José Rui Felizardo. A iniciativa insere-se no objetivo de posicionar Portugal como uma Zona Livre Tecnológica, umas das 15 medidas do Startup Portugal.
O Startup Portugal, que hoje é formalmente lançado no Porto, com a presença do primeiro-ministro, do ministro da Economia, do secretário de Estado da Indústria e do presidente do IAPMEI, visa atrair investidores nacionais e estrangeiros, co-financiar startups, promover e acelerar startups portuguesas nos mercados externos e implementar as medidas públicas de apoio ao empreendedorismo.
O programa é composto por 15 medidas de apoio ao empreendedorismo, como a criação do vale de incubação, no valor de cinco mil euros, redes nacionais de incubadoras e de fablabs e makers, e dos programas Momentum e Semente e do Startup Voucher, destinados a apoiar ideias de negócio que envolvam, pelo menos, dois empreendedores – cada um recebe 690 euros mensais até um ano. Prevê ainda linhas de co-financiamento com business angels e capitais de risco, cujas candidaturas estão já abertas e estão a ser lideradas pela Instituição Financeira de Desenvolvimento, o chamado banco de fomento.
“Todas estas medidas pretendem derrubar barreiras à concretização de ideias e projetos, seja através do apoio financeiro, seja através da facilitação de residência ou espaço de incubação. É fundamental que as empresas ou os jovens possam ter à sua disposição instrumentos que estimulem o empreendedorismo e a inovação para que possam competir no mercado global”, refere Miguel Cruz, presidente do IAPMEI.
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ENVE 2016, Vídeo Oficial
Carro sem motorista chama a atenção nos EUA
Muito se fala sobre as tecnologias de carros autónomos, mas como as pessoas reagiriam numa situação em que, realmente, não existisse um motorista ao volante?
Foi o que o YouTuber Rahat colocou à prova, na qual se “disfarçou” de banco e deu a impressão, para quem passava, de que o veículo não possuía motorista. O carro também não foi escolhido por acaso. Rahat utilizou um Tesla Model S, de um fabricante que representa a vanguarda da tecnologia automotiva em veículos elétricos, mas também possui um modo de piloto automático. Atualmente o veículo ainda exige a presença do condutor ao ao volante, mas é capaz de reconhecer obstáculos, parar e acelerar por meio de sensores e sistemas automatizados.
As reações de motoristas que passavam por uma autoestrada nos Estados Unidos vão da surpresa ao terror ao perceberem que, aparentemente, não havia ninguém conduzindo o carro. Alguns tentaram perceber se existia alguém a passar mal dentro do veículo, enquanto outro chegou a gravar a cena, afirmando que estava diante do futuro da tecnologia automobilística.
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