Setor automóvel na direção do ambiente

Reportagem no suplemento Negócios em Rede, do Jornal de Negócios de 27 de fevereiro de 2020, com declarações da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, sobre o inevitável crescimento das vendas de Veículos Elétricos em 2020 e o consequente avanço da Mobilidade Elétrica em Portugal.


Já deixou de ser uma novidade para os utilizadores de veículos elétricos, contudo, não deixa de ser emocionante assistir à crescente consciencialização das marcas automóveis para criação de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in.

As vendas de 2020 continuam o crescimento esperado para este ano, contudo deverá superar todas as expectativas.


Clique na imagem para consultar a versão completa do suplemento Negócios em Rede, em PDF


2020 vai registar novo crescimento

Henrique Sánchez, da UVE, tem as “melhores expectativas possíveis” por diversas razões, que aponta: continuação dos incentivos à aquisição de veículos elétricos, com aumento da dotação do Fundo Ambiental em mais um milhão de euros; implementação da restrição de circulação dos veículos poluentes à região central de Lisboa; aumento considerável da rede pública de carregamento para veículos elétricos e o aparecimento das primeiras redes privadas para frotas de empresas, TVDE, táxis, e não só; e aumento da oferta elétrica das marcas.

Recorda ainda a norma europeia, já em vigor, que limita as emissões de CO2, sendo aplicadas, “a partir de 2021 sobre as emissões de 2020, pesadas multas que se consubstanciam em uma coima de 95 euros por cada grama a mais dos 95 g/km”.

As marcas vão necessitar de vender mais automóveis elétricos para fazerem baixar a média de emissões, por viatura. Generalização da discriminação positiva no estacionamento de um VE em diversas cidades do país”.

Fonte: Suplemento Negócios em Rede, Jornal de Notícias de 27-02-2020

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, efetua balanço dos primeiros 4 anos de existência:

Quatro anos repletos de atividades

UVE marcou presença em conferências, palestras, ações de formação e organizou eventos importantes, com destaque para os Encontros Nacionais.

Com quatro anos completados no passado mês de dezembro, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) é uma das referências no setor da mobilidade elétrica em Portugal.

Promove eventos, participa em palestras, faz levantamentos das principais dificuldades da mobilidade elétrica em Portugal, e muito mais. Falámos com o presidente do conselho diretivo desta associação, Henrique Sánchez.

Que balanço faz de quatro anos de atividade da UVE?

Balanço muito positivo!
Participámos em centenas de eventos, conferências, palestras, ações de formação e organizámos dezenas de eventos, entre Encontros Nacionais (ENVE) e Encontros Regionais (ERVE). Reunimo-nos com todas as entidades relacionadas com a mobilidade elétrica, desde os CEME, OPC, ERSE, ENSE, Mobi.E, CEiiA, Flow, Electromaps, Miio, AUVE (espanhola), Abravei (brasileira), EDP Distribuição, construtores automóveis, fabricantes de sistemas de carregamento para VE, e não só. Atingimos os 500 associados. Temos mais de 9.350 seguidores no Facebook. Inaugurámos a sede em Lisboa e contratámos o primeiro funcionário da UVE. Tudo foi possível com o apoio dos nossos associados e dos utilizadores de VE em geral.

Fomos galardoados com o certificado, o selo Mobi+.

Pode dar exemplos de iniciativas levadas a cabo pela UVE para promover a mobilidade elétrica?

O evento-estrela organizado pela UVE é o Encontro Nacional de Veículos Elétricos que este ano se realizará em Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Capital Verde Europeia, na Praça do Império, em Belém, a 25 e 26 de julho.

A UVE realizou dois raids elétricos a Marraquexe para apoiar o piloto português da Fórmula E, António Félix da Costa. Participou na reunião internacional que juntou associações de utilizadores de VE da Europa, em Lyon. Participou com dez equipas no Portugal Eco Rally, em Oeiras e na Taça Novas Energias no Norte do país. Esteve no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, no Porto, no ECAR Show, em Lisboa, no Portugal Mobi Summit, no júri dos Global Mobi Awards, visitou as fábricas da Magnum Cap, em Aveiro, e da Efacec, na Maia, e não só.

Como vai ser a vossa agenda para este ano?

A UVE vai apresentar o relatório final do grupo de trabalho CEiiA/UVE que fez um levantamento exaustivo das principais dificuldades da mobilidade elétrica em Portugal. Dar-se-á o início das Tertúlias Elétricas para debate de ideias. E voltará a participar no Portugal Eco Rally e na Taça Novas Energias e a ser jurado dos Global Mobi Awards. Fará apresentações em empresas, escolas… e fará testes de carregadores solicitados por diversos OPC.